#MeuAmigoSecreto: campanha traz à tona casos com figurões

Feminismopor Lucas Rezende

No clima do Natal que está por chegar, a hashtag #MeuAmigoSecreto tomou as redes sociais desde o começo da semana. Por meio dela, mulheres estão relatando episódios de machismo, corroborando a luta do movimento feminista. Os vários relatos vão desde comportamentos do cotidiano como “#MeuAmigoSecreto não é machista, mas odeia quando a mulher ganha mais” até depoimentos de abuso sexual e psicológico em primeira pessoa.

Em um desses casos, figurões da sociedade capixaba (que a coluna continuará mantendo o anonimato atribuído nas postagens) surgem, como um famoso psicólogo com consultório na Praia do Canto que, por vezes surgem em programas de TV. Este, ao atender uma paciente que havia sido abusada na faculdade, disse: “Ainda bem que você não lembra, não é mesmo?”. Em outro, um chefe de departamento da Universidade Federal do Espírito Santo é apontado por assediar “alunas dentro e fora da sala” de aula. “Inclusive, me olhava de cima a baixo e dizia ‘mulata encorpada’ toda vez que eu chegava atrasada”, conta outro depoimento. E a lista é longa: jornalista, filho de famoso empresário e político.

Boca no trombone
Amiga da coluna, que havia reclamado publicamente na internet da falta de produtos para pele negra em uma loja de cosméticos de um shopping da capital, foi convidada dia desses para uma tarde no estabelecimento. Por lá, as vendedoras quiseram mostrar que uma nova linha, com temática afro, passou a ser produzida. “Fui convidada a conferir as novidades e testar a base com pigmento pro meu tom de pele”, contou ela.

*****

#Oremos
Personagem famosa pelo humor de cunho religioso feito nas redes sociais, Irmã Zuleide marcará presença no Villa Bohemia, em Vila Velha, no primeiro final de semana de dezembro. O convite foi feito pelo promoter da casa, Tiago Romão, para o DJ Álvaro Oliveira, criador da personagem, que aceitou imediatamente. Como sempre, Irmã Zuleide vem a caráter: a máscara da personagem e lenço na cabeça.

*****

Ora pois
“Lisboa com afeto”, romance da jornalista Izabel Mendonça, começou a ser vendido pela internet, no site da Editora Pedregulho. Os exemplares também continuam na Cosette – Venue Cultural na Praia do Canto.

Ecos dos 30 anos de AGUA DE COCO: Patricia de Jesus e Maria Eugenia Suconic (Foto: Lu Prezia/Paula Zorzi)
Ecos dos 30 anos de AGUA DE COCO: Patricia de Jesus e Maria Eugenia Suconic (Foto: Lu Prezia/Paula Zorzi)

Espelho
Toni Garrido, vocalista do Cidade Negra, chega a Vitória nesta sexta-feira de visual novo. Para interpretar um treinador de atletas paraolímpicos na TV, o músico teve que cortar as marcantes madeixas, incluindo os já carimbados dreads. Toni e seus parceiros de banda, Bino e Lazão, vão se apresentar no Ilha Shows ao lado dos paulistas Planta & Raiz e dos capixabas da Macucos.

Ecos dos 30 anos de AGUA DE COCO II: Liana e Celio Thomaz  (Foto: Lu Prezia/Paula Zorzi)
Ecos dos 30 anos de AGUA DE COCO II: Liana e Celio Thomaz (Foto: Lu Prezia/Paula Zorzi)

Calendário

O Festival de Verão 2016 do Multiplace Mais ainda tem duas datas em negociação. Dia 8 de janeiro haverá apresentação pelas bandas de Meaípe, assim como no dia 16 do mesmo mês. O que falta é a assinatura de contratos. Até o momento estão confirmados: É, O Tchan!, Alinne Rosa, Wesley Safadão, Claudia Leitte, Revelação e Monobloco, Aviões do Forró e Thiaguinho.

Tempos difíceis
Deu no Facebook: “A desgraça humana mais uma vez virou espetáculo. Na manhã de hoje mais uma pessoa buscou o vão central da Terceira Ponte para dar fim a vida. A tragédia dele foi alvo de centenas de fotos. No Facebook muita gente fazendo piada e tecendo julgamentos rasos sobre o ato. Este cara deixou uma família. País, filhos e esposa terão que além de suportar a dor da perda do ente querido terão que sobreviver a perda de noção da espécie sub-humana”.